O PAPEL DO JUIZ NO TRIBUNAL DO JÚRI

Já falamos bastante sobre o Tribunal do Júri aqui no blog, principalmente sobre os jurados, responsáveis pelo destino do réu, por meio da votação.

Hoje traremos mais informações sobre o juiz, que é a autoridade máxima do tribunal e quem faz valer a decisão dos jurados. Como vimos no nosso artigo sobre o procedimento do Tribunal do Júri, este é dividido em duas fases, e o juiz tem um papel diferente em cada uma delas. Siga conosco para entender melhor!

PRIMEIRA FASE: INSTRUÇÃO PRELIMINAR

Na primeira fase, cabe ao juiz formar o juízo de admissibilidade da acusação, ou seja, definir se será dado prosseguimento à acusação e se o caso irá a Júri.

Assim, após oferecida a denúncia ou queixa, apresentada a defesa e realizada a audiência de instrução, com oitiva de testemunhas, o juiz profere uma decisão – que pode ser de: Pronúncia, Impronúncia, Absolvição Sumária ou Desclassificação.

Para que o réu seja, de fato, submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri, a decisão deve ser de Pronúncia. E, então, inicia-se a segunda fase.

A atuação do juiz na primeira fase é muito importante, pois impede que um réu inocente seja julgado pelos jurados. Dizemos isto porque a decisão dada no júri é muito difícil de ser reformada, devido ao princípio da soberania dos vereditos.

SEGUNDA FASE: JULGAMENTO EM PLENÁRIO

A segunda fase é aquela na qual os jurados participam. No plenário, cabe ao juiz aqui conduzir o julgamento, desde a abertura dos Trabalhos – marcada pelo toque na campainha – até a leitura e proferimento da sentença.

Como os jurados são cidadão leigos, não exigido formação jurídica, o juiz conduz o julgamento e resolve as questões de Direito, como:

  • Verificar se compareceram o número legal de jurados (pelo menos 15), pois isso pode impedir que a sessão ocorra;
  • Solucionar eventuais demandas das partes que surjam durante o julgamento; e
  • Definir a pena, no caso de condenação.

Assim, na parte final do julgamento, após o encerramento da votação na sala secreta, o juiz proclama a sentença conforme o resultado da votação e faz a leitura para todos os presentes. Em seguida, agradece a presença dos participantes e declara encerrada a sessão.

CONCLUSÃO

Como vimos, a decisão no Tribunal do Júri é dada pelos jurados. No entanto, o juiz também exerce um papel fundamental para que o procedimento popular corra da maneira correta.

O que você achou desse artigo? Acompanhe e deixe seu comentário! Você também pode deixar uma avaliação no Google, sobre os conteúdos do nosso blog.

Gostaria de saber mais sobre algum tema do Direito Penal? Deixe também sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873

Categorias:

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s