CRIMES FINANCEIROS: LAVAGEM DE DINHEIRO

Nas semanas anteriores falamos aqui no blog sobre os conceitos dos crimes de evasão de divisas e de caixa dois, além de falar sobre casos bem famosos envolvendo cada um dos delitos.

Hoje falaremos sobre o delito de lavagem de dinheiro, provavelmente o mais conhecido dentre os crimes financeiros do nosso país. Siga conosco até o final para saber mais a respeito do assunto!

O QUE É LAVAGEM DE DINHEIRO?

O crime de ocultação de bens, conhecido como lavagem de dinheiro, está previsto na Lei nº 9.613 de 1998 consiste em esconder ou dissimular a origem ilegal de bens ou valores que tenham sido adquiridos por crimes.

O termo “lavagem de dinheiro” transmite a exata ideia do que ocorre no crime: o dinheiro adquirido de forma ilícita é sujo e precisa passar a ter uma aparência de ser legal, ou seja, precisa ser lavado para ser limpo.

Se você não entendeu muito bem, aqui vai um exemplo para facilitar a compreensão: o criminoso tem uma certa quantia de dinheiro que ele conseguiu cometendo algum delito, então, para deixar o valor com aparência de correto ele adquire obras de arte ou produtos de luxo para revende-los em seguida, como se fosse uma operação comercial legal.

Quem pratica lavagem de dinheiro pode sofrer uma pena de 3 até 10 anos de reclusão, além de multa. A lei ainda prevê penas maiores para quem comete este crime reiteradamente ou por uma organização criminosa.

O CASO LAVA JATO

Sem sombra de dúvidas esse foi o caso mais famoso envolvendo lavagem de dinheiro no nosso país. Porém, por ser extremamente complexo, farei apenas um resumo do que aconteceu e, caso tenham interesse em saber mais detalhes, deixem aqui nos comentários.

O nome “Lava Jato” foi dado ao caso porque descobriu-se no início das investigações que uma das organizações criminosas envolvidas no esquema usava uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos. Posteriormente as investigações levaram para outros rumos, empresas e grupos criminosos, mas o nome inicial prevaleceu.

No início da Operação, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Posteriormente, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema de corrupção envolvendo a Petrobras.

Nesse esquema, grandes empreiteiras que se organizavam em cartel pagavam propina para altos executivos da Petrobras e outros agentes públicos. O suborno era distribuído por meio de operadores financeiros do esquema, inclusive os doleiros.

CONCLUSÃO

A lavagem de dinheiro é a prática ilícita de crimes financeiros mais comuns dos esquemas de corrupção e, com certeza, todos vocês já tinham ouvido falar de algum desses casos, sendo o mais famoso, o caso Lava Jato.

Quer saber mais sobre algum caso ou assunto? Deixe sua sugestão!

Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873

Categorias:

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s