IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Empreendedorismo feminino é o movimento que vem crescendo e ganhando força no mundo todo. Ele reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Ele pode ser entendido como as iniciativas de liderança feminina, como a atuação de mulheres em cargos mais altos de uma empresa. Mas você sabe a importância do empreendedorismo feminino? Siga conosco e aprenda mais sobre esse movimento tão necessário.

O PORQUÊ DO EMPREENDEDORISMO FEMININO É NECESSÁRIO

É sabido que, apesar de representarem 52% da população, as mulheres ocupam posição de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras. O empreendedorismo feminino tem um papel de grande relevância na redução dessa diferença entre as oportunidades dadas às mulheres e aos homens em relação a suas carreiras. Além disso, aumenta a diversidade de negócios, por conta das perspectivas inovadoras que as mulheres empreendedoras trazem.

As ideias acarretam em benefícios para a economia, sendo capazes de redefinir o futuro dos serviços e produtos. Ademais, mulheres de visão empreendedora são importantes para as estratégias das empresas, por terem as conhecidas “soft-skills” ou competências comportamentais – o jogo de cintura e flexibilidade – muito valorizadas no mercado atual.

A aposta na liderança feminina auxilia na valorização de talentos, promove proximidade com a clientela (já que mulheres são a maioria no Brasil). Além disso, empresas que se preocupam com a diversidade de gênero, possuem funcionários mais engajados e, consequentemente, crescem mais do que aquelas que não dão a devida importância a este fator.

Outro fato importante é que o negócio próprio feminino ajuda muitas mulheres a sustentar suas famílias a diminuírem sua dependência financeira.

Assim, aumentando a presença das mulheres nos negócios, ocorre melhorias para a economia, para a sociedade e para as empresas.

MULHERES PARA SE INSPIRAR

Existem vários exemplos de mulheres empreendedoras de sucesso, e vamos trazer três delas para vocês se inspirarem:

– Luiza Trajano: presidente do Conselho de Administração da empresa, passou por várias funções e transformou a empresa em uma das mais competitivas do setor varejista. Outro ponto que chama atenção é que Luiza sempre foi muito sensível às causas sociais e ambientais. Criou um programa de treinamento para jovens negros, contribuindo para a transformação da sociedade.

– Ana Fontes: em 2019 foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, fundadora da iniciativa Rede Mulher Empreendedora (RME), que já capacitou e apoiou mais de 500 mil mulheres interessadas em empreender.

– Camila Coutinho: em 2020, estava na lista das 20 brasileiras mais poderosas da Forbes. O seu blog, Garotas Estúpidas, começou como uma brincadeira entre amigas e se transformou em um negócio altamente lucrativo, com crescimento comercial de 600% do mesmo ano.

CONCLUSÃO

Ficou claro que apoiar o empreendedorismo feminino é ser a favor de melhorias na sociedade, na economia e nas empresas, não é mesmo?

O que você achou desse artigo? Acompanhe e deixe seu comentário! Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

O artigo de hoje foi sugerido pela leitora Ângela Nogueira. Deixe também sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873

Categorias:

1 Comment

  1. Iteressante assunto no que se tange espaço feminino, numa sociedade machista, muitas vezes, muitos empresários perdem a oportunidade de suas empresas crescerem, pois o preconceito com liderança feminina impera em suas empresas. Em uma tomada de decisão é muito bom ter a opinião de uma mulher, pois o homem tem uma visão e a mulher tem outra, e pode até ser melhor para enxergar algo de positivo ou negativo. Elas são tudo: Fortes, sensíveis, inteligentes e sabem lidar com situações embaraçadas, tudo isso graças ao seu toque feminino.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s