VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A violência contra crianças e adolescentes é um problema extremamente grave que assola o Brasil e que deve ser discutido e combatido.

Segundo pesquisas da UNICEF, entre os anos de 2016 e 2020, mais de 180 mil jovens foram vítimas de crimes sexuais, e 35 mil crianças e adolescentes foram mortas violentamente no nosso país.

Os números são alarmantes e, infelizmente, ainda vemos muitos casos chocantes de violência contra este grupo tão frágil e que deveria ser protegido. Siga conosco para saber mais sobre o assunto.

A VIOLÊNCIA

Segundo pesquisas, a maior parte dos casos de morte violenta de crianças e adolescentes, pertence ao grupo com idade entre 15 e 19 anos, majoritariamente negros. A violência letal contra os jovens teve um pico nos anos de 2016 e 2017 e, desde então, vem reduzindo e voltando aos patamares de anos anteriores.

Porém, em contrapartida, é crescente o número casos de morte de crianças com até 4 anos de idade, o que traz sinal de alerta aos órgãos de combate à violência contra crianças e adolescentes.

O cenário mais comum de violência letal, ou seja, de assassinato contra crianças é a própria casa da vítima, ao contrário dos casos envolvendo adolescentes, que costumam ocorrer na rua e ter como vítimas principais, meninos negros.

Em relação aos crimes sexuais, estes ocorrem majoritariamente na infância e início da adolescência e, em maioria esmagadora dos casos, o abusador é conhecido da vítima. Crianças de até 10 anos representam um terço dos casos e, por ano, são registrados, em média, 45 mil ocorrências de estupro e estupro de vulnerável.

Independente das semelhanças ou das diferenças entre os casos, inegável é a necessidade de entender e estudar estes fenômenos para, então, conseguir combate-los com políticas públicas efetivas.

POLÍTICAS PÚBLICAS URGENTES

O cenário brasileiro apontado é realmente assustador, o que deixa claro a urgência que nosso país tem de procurar medidas que sejam efetivas e com foco em prevenir os atos de violência letal e sexual contra crianças e adolescentes.

Algumas dessas medidas que já poderiam ser aplicadas são: capacitação de profissionais que trabalham com este grupo, investimento no policiamento, garantir a permanência de crianças e adolescentes nas escolas, responsabilização dos agressores e investimento no monitoramento e na geração de evidências dos crimes.

Porém, é necessário que nós, enquanto sociedade, também tenhamos atitudes capazes de auxiliar na prevenção da violência contra os jovens. Devemos nos manter atentos às crianças e adolescentes que fazem parte do nosso convívio social e, se for o caso, devemos testemunhar contra e/ou denunciar o agressor e converse com seus filhos/irmãos/primos/sobrinhos sobre o assunto, mantendo-os informados de seus direitos.

.

CONCLUSÃO

Ainda é muito comum casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Mas há ações que podemos tomar em defesa deste grupo vulnerável. Não fique em silêncio. Peça ajuda, denuncie, proteja àqueles que precisam de ajuda.

O que você achou desse artigo? Acompanhe e deixe seu comentário! Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

Quer saber mais sobre algum tema do Direito Penal? Deixe também sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873

Categorias:

2 Comments

  1. Criança frustrada adulto frustrado. Criança violentada adulto violento. Toda construção começa com uma base forte, se houver o alicerce da família, com educacão e respeito ao próximo, o adulto será um cidadão bem direcionado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s