Brasileiras caem no golpe de troca de malas na Alemanha.
O caso das brasileiras presas na Alemanha chamou atenção de todos nós por parecer história de filme de ação, mas o que muitos não sabem é que esses golpes acontecem e existem atitudes que podem te salvar de cair nele. Para saber mais sobre o assunto siga conosco até o final!
Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.
O CASO DAS BRASILEIRAS PRESAS EM FRANKFURT
Tudo ocorreu no aeroporto Internacional de Guarulhos, as brasileiras Jeanne Paolini e Kátyna Baía, tiveram as etiquetas de suas bagagens trocadas por malas com drogas, o que resultou na prisão delas ao chegarem na Alemanha.
Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo criminoso já enviou cerca de 40 (quarenta) quilos de cocaína para a Alemanha, aplicando este golpe. Para realizarem a troca, o grupo retirava etiquetas das bagagens despachadas pelos passageiros e as colocavam nas malas que continham as drogas.
Ainda, o grupo se dividia entre aqueles que trocavam as etiquetas, aqueles que tiravam fotos da bagagem e aqueles que transportavam as malas do terminal para o terminal internacional.
Após 38 (trinta e oito) dias de prisão, a empresária Katyna Baía e a veterinária Jeanne Paollini, finalmente foram completamente inocentadas das acusações de tráfico de drogas internacional e puderam ver e abraçar a família.
COMO EVITAR A TROCA/EXTRAVIO DA BAGAGEM
Existem algumas atitudes que podem impedir que você seja vítima de um golpe. Este caso trouxe à tona a importância da adoção de certas precauções. As recomendações são:
1) Saber o que está colocando na bagagem e a forma coloca, por exemplo, objetos de valor devem ser colocados no fundo da bagagem.
2) Tirar foto ou filmar o conteúdo da sua mala, possibilitando provar, em eventual caso de troca ou extravio, o conteúdo transportado e que aquela não é a sua bagagem ou que ela fora violada;
3) Identificação da bagagem com algum diferencial (tag colorida, lenço, fita, adesivo, etc) tornando sua mala única;
4) Prestar atenção na bagagem durante o transporte e a espera do voo em restaurantes ou sala de espera por exemplo, evitando que criminosos roubem, coloquem ou retirem algo da sua mala;
5) Tirar foto da pesagem da mala na hora de despachá-la.
CONCLUSÃO
Infelizmente a criminalidade se especializa e se atualiza constantemente, senão diariamente, desenvolvendo novos truques e artifícios a todo momento, cabendo a nós nos resguardarmos e tentar evitar cair nos golpes.
Quer saber mais sobre algum caso ou assunto? Deixe sua sugestão!
Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.
D. Ribeiro, é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

Deixe um comentário