VOCÊ CONHECE AS NOÇÕES GERAIS SOBRE A EXECUÇÃO PENAL?

Provavelmente, se você entrou neste artigo, ou não sabe ou não se recorda sobre as noções gerias sobre a execução penal, fizemos este artigo pensando na dúvida de nosso leitor.

Após a sentença condenatória transitar em julgado, inicia-se o processo de execução da pena, tornando-se efetiva a punição dada ao autor do delito. Continue a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto. Recomendo que siga conosco até o final!

Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos.

Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.

A Lei nº 7.210/84, conhecida como Lei de Execuções Penais (LEP), tem a finalidade de efetivar as sentenças criminais, bem como proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Sendo também sua finalidade, a cura do internado inimputável ou semi-inimputável, que apresenta periculosidade, por meio do cumprimento da medida de segurança.

Passada a fase de apresentação de recursos e transitada a sentença condenatória, inicia-se a fase de execução da pena, momento processual regido pela sobredita lei.

Dentre tudo que a LEP dispõe, ela traz os direitos e deveres dos presos, as penalidades aplicadas a eles em caso de cometimento de faltas em estabelecimentos prisionais o os casos de remissão e progressão de pena, etc.

Devemos ressaltar que, este diploma legal é aplicado tanto ao preso definitivo quanto ao provisório.

Da humanização da Execução Penal

Apesar de óbvio, é bom lembrar que o condenado (em cumprimento de pena) ou o internado (em cumprimento de medida de segurança) continuam detentores de direitos humanos fundamentais.

Conforme disposto no art. 5º, inciso XLIX, da Constituição Federal de 1988 “É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral”.

No mesmo sentido, o art. 38 do Código Penal determina que “O preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito à sua integridade física e moral”.

A CF/88, ainda estipula os tipos de pena que são impedidas em nosso ordenamento jurídico, por serem degradantes, sendo elas: pena de morte (salvo em casos de guerra declarada), pena de caráter perpétuo, pena de trabalhos forçados, pena de banimento e penas com caráter cruel.

Deve ser garantido a aplicação da punição dada a quem praticou um crime, para que seja mantido o estrito cumprimento da lei, porém, também deve ser assegurado o respeito aos direitos individuais e fundamentais do condenado.

CONCLUSÃO

Neste artigo, iniciamos os estudos à Lei de Execução, falamos brevemente com alguns aspectos, abordando as finalidade da LEP, bem como a aplicação de penas humanizadas, que possibilitam, assim, uma ressocialização do sentenciado.

O tema da vez foi sugestão do Advogado Trabalhista Dr. Colossal, caso queira saber mais sobre algum outro assunto, deixe nos comentários!

Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

D. Ribeiro, é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

Deixe um comentário


Hey!

Hey there, fellow Robloxian! Whether you’re here to discover hidden gem games, level up your building skills, or just stay in the loop with the latest events, you’re in the right place. This blog is all about sharing the coolest things in the Roblox universe—from developer tips to epic game reviews. So grab your Bloxy Cola, hit that follow button, and let’s explore the world of Roblox together! 🚀


Join the Club

Stay updated with our latest tips and other news by joining our newsletter.


Categorias