CONHEÇA OS CRIMES EMPRESARIAIS NO BRASIL

Este artigo é a continuidade do tema dos tipos mais comuns dos crimes empresariais no Brasil. Nos artigos anteriores, começamos a tratar dos delitos empresariais, explicando sobre crime empresarial e começando a falar dos tipos mais comuns; que são os crimes contra a ordem tributária e sonegação fiscal. Para saber mais sobre o assunto, siga conosco até o final!

Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.

DOS DELITOS EMPRESARIAIS

Os Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional: também conhecidos como crimes de colarinho branco, estão previstos na Lei nº 7.492/86. Os principais são apropriação indébita, evasão de divisas e gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira, a qual falamos sobre eles em nosso blog.

Crimes contra a economia popular: é o crime contra a economia popular, qualquer dano efetivo ou potencial ao patrimônio de indeterminado número de pessoas. A Lei nº 1.521/51 prevê os tipos destes delitos como, por exemplo, o conhecido esquema de pirâmide, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos por meio de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a várias pessoas.

Crimes contra o Mercado de Capitais: o bem tutelado aqui são os investidores do mercado, então, são crimes contra o mercado de capitais as práticas danosas a ele, aos investidores e à própria sociedade anônima. Um exemplo é o uso indevido de informações privilegiadas, que prejudica a igualdade entre os investidores. Tais delitos estão elencados no Capítulo VII-B, da lei nº 6.385/76.

Crimes Falimentares: previstos na Lei de Falência, nº 11.101/05, são atos fraudulentos cometidos por devedores ou terceiros de empresas insolventes em detrimento dos credores, visando alcançar benefício. Como exemplos podemos citar: fraude contra credores, violação de sigilo empresarial, indução a erro, divulgação de informações falsas, favorecimento de credores, exercício ilegal de atividade.

Crimes Ambientais: consistem em atos que causam prejuízos à fauna e à flora, sendo previstos na Lei dos Crimes Ambientais nº 9.605/98, que objetiva proteger o meio ambiente.

CONCLUSÃO

Falamos dos crimes mais comuns de ocorrerem na seara empresarial, mas ainda podemos citar como delitos desta área a concorrência desleal, os crimes informáticos, os crimes contra as relações de consumo, os crimes licitatórios, os que são contra a propriedade intelectual e também contra a propriedade industrial.

Conta para a gente se gostou e se já sabia sobre as informações trazidas hoje! Caso queira saber mais sobre algum outro assunto, deixe nos comentários!

Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

D. Ribeiro, é Advogado Penal e empresarial na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

Deixe um comentário


Hey!

Hey there, fellow Robloxian! Whether you’re here to discover hidden gem games, level up your building skills, or just stay in the loop with the latest events, you’re in the right place. This blog is all about sharing the coolest things in the Roblox universe—from developer tips to epic game reviews. So grab your Bloxy Cola, hit that follow button, and let’s explore the world of Roblox together! 🚀


Join the Club

Stay updated with our latest tips and other news by joining our newsletter.


Categorias