
Saudações Cordiais, colegas de profissão, que estão em busca de empreender de forma ética na advocacia. Convido-lhes para que possam ler o meu artigo até o final.
Você sabia que eu criei no Facebook, um grupo aberto para falar sobre empreendedorismo jurídico e o nome do grupo é 100 dicas para empreender na advocacia?
Ao final você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo. Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.
No grupo, você poderá também participar postando dicas, artigos, dúvidas, sugestões, elogios, ou tão somente fazendo a leitura, dando like e comentando, clique no link e vá direto para o grupo: 100 dicas para empreender na advocacia, onde eu postei as principais dicas de como empreender na advocacia.
O Empreendedorismo, é essencialmente uma advocacia autônoma, ter um projeto, uma missão, visão e valores, com propósito de buscar justiça social por meio do direito. Dito de outra forma, é a capacidade de identificar um problema e buscar a solução até encontrar. Uma pessoa empreendedora enxerga além dos retornos financeiros que o seu projeto pode lhe proporcionar, todavia, lutar pelo seu ideal é o motivo e ou combustível que te motiva todos os dias.
Cito o empreendedor de sucesso Silvio Santos, sua trajetória teve início como ambulante e foi um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, sendo dono da principal rede de TV. No viés, financeiro e comunicação, por óbvio o Silvio Santos foi um dos maiores empreendedores de sucesso.
Em que pese, atualmente, eu seja um advogado criminalista com 2 (duas) pós-graduação em direito administrativo e constitucional; penal e processo penal, MBA em gestão empresarial – FGV – SP, também fui camelô na juventude. E na advocacia empreendi com a D. Ribeiro Sociedade de Advocacia desde o primeiro dia, e assim quero prosseguir de processo em processo.
Em se tratando do empreendedorismo na advocacia, podemos afirmar tanto para os que estão iniciando quanto para aqueles que estão há muitos anos no mercado, que tudo se inicia com uma boa gestão da carteira de clientes, pois o principal da relação da advocacia x empreendedorismo são os clientes, sem eles, não há que se falar de trabalho, remuneração ou processos, dito isso, um advogado empreendedor deverá saber e se adequar as ferramentas tecnológicas disponíveis.
O Empreendedor não pode perder as oportunidades, tem que estar sempre em busca de qualificação, de feedbacks de clientes, de avaliações e melhorias, do que há de melhor para oferecer para o seu cliente, de modo que, sua utilidade de empreendedor pode lhe tornar um profissional bem-sucedido.
O tempo para o advogado empreendedor, pode se tornar inimigo ou aliado, por isso, faz necessários a gestão do tempo, como sistema de agendamento, pagamento, atendimento robótico personalizado, site acessível para o cliente, interações contínuas com o cliente, mediante as redes sociais, e geração de conteúdo sobre o exercício da profissão, pois, com as constantes modernizações, os clientes não estão mais em busca de advogados nas portas dos fóruns, presídios, ou delegacias, mas sim, nas plataformas digitais, das inúmeras existentes.
O advogado empreendedor, também precisa se posicionar perante a sociedade, com sua marca, com seu nome por isso a elaboração de logotipos, valendo a máxima de que: “quem não é visto, não é lembrado”.
Leia este e muito mais grupo do face 100 dicas para empreender na advocacia.
D. Ribeiro, é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.
Deixe um comentário