AS SOCIEDADES DE ADVOGADOS PAGAM ANUIDADE?

Published on

em

, , , , ,

Se você, leitor, é advogado e atua em uma sociedade deve ter visto que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Primeira Seção, julgou sob o rito dos recursos repetitivos, se os conselhos seccionais da OAB podem, à luz do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Lei n° 8.906/1994, cobrar anuidade das sociedades de advogados. Para saber mais sobre o assunto, siga conosco até o final!

Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.

DA ABRANGÊNCIA DO TEMA 1.179

Gurgel Faria, relator para o julgamento em questão, mencionou no voto pela afetação do Recurso Especial 2.015.612, que o tema 1.179 foi qualificado como representativo de controvérsia pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas da corte, pois existem 209 (duzentos e nove) acórdãos sobre a mesma matéria jurídica só no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3ª).

O relator ressaltou que, o recurso foi interposto pela OAB contra o acórdão do TRF da 3ª Região que entendeu não ser possível tal cobrança às sociedades de advogados devido à ausência de previsão legal no Estatuto da OAB.

Neste recurso, a entidade sustenta ter agido dentro de suas atribuições legais, vez que a contribuição é devida pelos seus inscritos, sendo eles advogados ou sociedades de advogados.

Os artigos 1.036 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC), regulam o julgamento por amostragem, devendo existir seleção de recursos especiais com controvérsias idênticas. Dá-se o nome de afetar um processo à ação de encaminhá-lo para julgamento sob o rito dos repetitivos, pelo qual os ministros facilitarão a solução de demandas que reincidem nos tribunais brasileiros.

Sendo viável a aplicação de mesmo entendimento jurídico a processos diversos, mas que discutem a mesma questão, é fato que haverá economia de tempo e segurança jurídica, pois evitará entendimentos diversos acerca de um determinado assunto.

CONCLUSÃO

Foi de extrema importância o julgamento abordado sobre o tema de cobrança de anuidade para a sociedade de advogados, ao modo que, não haverá insegurança jurídica, em resumo, o STJ, fixou a tese e proibiu da OAB de cobrar a anuidade para a sociedade de advocacia.

Quer saber mais sobre algum assunto?

Caso deseje também, deixe uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo e deixe a sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

2 respostas para “AS SOCIEDADES DE ADVOGADOS PAGAM ANUIDADE?”.

  1. Avatar de Suzy Carla Lima do nascimento
    Suzy Carla Lima do nascimento

    Mais um assunto extremamente importante e de notorio saber

    Curtir

  2. Avatar de Cardoso

    Eu acho. Muito ruim ter anuidade seria bom so uma taxa pequena ja que o profissional esta habilitado ao serviço.abraço dr ribeiro.

    Curtir

Deixe um comentário


Hey!

Hey there, fellow Robloxian! Whether you’re here to discover hidden gem games, level up your building skills, or just stay in the loop with the latest events, you’re in the right place. This blog is all about sharing the coolest things in the Roblox universe—from developer tips to epic game reviews. So grab your Bloxy Cola, hit that follow button, and let’s explore the world of Roblox together! 🚀


Join the Club

Stay updated with our latest tips and other news by joining our newsletter.


Categorias