ATUALMENTE, QUAL É A SITUAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO NO BRASIL?

É notório as dificuldades enfrentadas pela segurança pública quando o assunto é sistema carcerário diante das superlotações presentes em todas as prisões do Brasil. Mas o que pode ser feito para mudar esta realidade? Para saber mais sobre o assunto, siga conosco até o final!

Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.

PERFIL DAS PESSOAS ENCARCERADAS

Infelizmente, o sistema prisional brasileiro deixa claro o racismo estrutural. Enquanto houve um crescimento de 215% (duzentos e quinze por cento) da população branca encarcerada em 17 (dezessete) anos (de 2005 a 2022), a população negra cresceu 381,3%, (trezentos e onze por cento) correspondendo a 68,2% (sessenta e oito vírgula dois por cento) do total de pessoas encarceradas, o maior da série histórica disponível.

Em outras palavras, o sistema penitenciário deixa evidente o racismo brasileiro de forma cada vez mais preponderante, pois a prisão é uma das formas mais práticas de controle social. Ou seja, em vez de investir em políticas públicas para auxiliar a população, o que demandaria tempo e dinheiro, opta-se por manter esse grupo vulnerável às margens da sociedade e da lei, buscando o seu controle cerceando a liberdade.

Em relação à faixa etária, a maior parte da população encarcerada continua sendo de jovens entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que correspondem a 43% (quarenta e três por cento) do total. Não por coincidência, o perfil da população encarcerada é o mesmo da população que mais morre, quais sejam as de jovens e negros.

COMO COMBATER A SUPERLOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS?

Segundo os dados trazidos pelo Fórum de Segurança Pública, houve um crescimento de 0,9% (zero vírgula nove por cento) na taxa de pessoas encarceradas, totalizando 832.295 (oitocentas e trinta e duas mil, duzentos e noventa e cinco) pessoas com a sua liberdade cerceada e sob a tutela do Estado, enquanto o total de vagas é de 596.162 (quinhentos e noventa e seis mil, cento e sessenta e dois).

Em outras palavras, há cerca de 230 mil pessoas privadas de liberdade a mais do que o sistema comporta, o que corresponde a, aproximadamente, 50% além da capacidade, persistindo as condições de superlotação e insalubridade.

Para além de buscar aumentar atividades que resultem no que chamamos de detração penal (diminuição no tempo de pena em razão de cumprimento de atividades, como trabalho) e da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como o monitoramento eletrônico, para realmente reduzir a população carcerária no Brasil é necessário criar consciência racial.

Deve-se buscar combater a cultura do encarceramento, onde todas as más ações devem ser punidas com prisão, bem como enfrentar o sistema de forma efetiva, visando diminuir os abismos existentes entre classes e cores e, assim, a superlotação nos presídios.

CONCLUSÃO

O início da resolução de um problema é aceitar que ele existe, e não há como negar a superlotação do sistema carcerário. Devemos entender que abandonar os presos à própria sorte só piorará a situação de violência no país. Devemos compreender, também, que a prisão não é apenas punitiva, mas também ressocializadora, e para isso, necessário que a população privada de liberdade tenha seus direitos e garantias fundamentais resguardados e sua dignidade humana mantida para que seja possível a recuperação de cada detento e, assim, a diminuição da reincidência.

Caso queira saber mais sobre algum outro assunto, deixe nos comentários!
Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

D. Ribeiro, é Advogado Penal – Empresarial, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

Deixe um comentário


Hey!

Hey there, fellow Robloxian! Whether you’re here to discover hidden gem games, level up your building skills, or just stay in the loop with the latest events, you’re in the right place. This blog is all about sharing the coolest things in the Roblox universe—from developer tips to epic game reviews. So grab your Bloxy Cola, hit that follow button, and let’s explore the world of Roblox together! 🚀


Join the Club

Stay updated with our latest tips and other news by joining our newsletter.


Categorias