COMO SONEGA IMPOSTO E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

Em algum momento da sua vida, você já se perguntou, como sonega imposto? Não é à toa, esse questionamento vir a mente, pois, muito se fala nesse tema em jornais, pois também é um crime financeiro. Neste Blog, começamos a falar sobre os crimes financeiros e explicamos para vocês o que seriam estes delitos, e que o bem jurídico atingido por eles  que é a ordem financeira e elencamos os tipos mais comuns: evasão de divisas, caixa dois, lavagem de dinheiro e sonegação de imposto.

Continue com a gente para saber mais sobre o caso e a análise sob a perspectiva técnico-jurídica. Aproveito para informar que recentemente, em nosso canal no YouTube (clique para assistir) ‘Notícias do Ribeiro’, publicamos diversos vídeos sobre temas relacionados ao Direito, incluindo questões da seara penal e comentários sobre dúvidas em casos concretos. Entre os destaques, está o vídeo sobre advocacia pro bono, em que compartilho uma experiência prática vivida durante uma ocorrência em andamento, na qual tive a oportunidade de presenciar os fatos e me voluntariar.

Depois de explicar melhor sobre os três primeiros crimes (evasão de divisas, caixa dois, lavagem de dinheiro), finalmente iremos tratar da sonegação de imposto. Siga conosco até o final para saber mais a respeito deste delito!

O QUE É SONEGAÇÃO DE IMPOSTO?

É a prática de esconder ou mentir para a Receita federal sobre informações financeiras ou patrimoniais com o objetivo de não pagar ou pagar menos impostos. A pessoa que comete este tipo de delito pode ser condenada ao pagamento de multa ou à prisão.

A sonegação pode ser de vários tipos e, segundo a Lei Nº 4.729/65 algumas das ações consideradas crimes são:

– Alterar fatura ou documentos relacionados a operações comerciais;

– Alterar ou fraudar livros que são de apresentação obrigatória pelas leis fiscais;

– Aumentar despesas para obter redução de impostos;

– Fazer declaração falsa ou omitir informações necessárias ao Leão.

Não se pode confundir sonegação com inadimplência de impostos. No segundo caso a pessoa declara tudo corretamente à Receita Federal, mas não paga o imposto devido, o que vai gerar juros e multa, mas não se trata de um crime. Deixar de pagar o imposto apurado de forma certa, sem fraude, possui consequência apenas administrativa e não criminal.

E O CASO NEYMAR?

O jogador brasileiro Neymar, se envolveu em uma disputa judicial por suposta sonegação de Imposto de Renda durante a transferência do Santos para o Barcelona, no ano de 2013.

Segundo o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), houve irregularidade na transferência, que resultou no pagamento de 40 (quarenta) milhões de euros do Barcelona à empresa do pai de Neymar.

Nesse caso, o imposto à pessoa jurídica foi de 17% (dezessete por cento), mas o Carf alega que o pagamento deveria ter sido feito diretamente ao jogador, com pagamento de 27,5% (vinte e sete vírgula cinco por cento) de imposto relacionado à pessoa física.

A defesa de Neymar entende que todos os valores devidos passariam por uma compensação de tributos, que são valores e impostos pagos na Espanha, argumento não aceito pela Receita Federal que cobrou a quantia de 188 (cento e oitenta e oito) milhões de reais do atacante da seleção brasileira.

CONCLUSÃO

Tentar burlar o sistema financeiro, no caso a sonegação de imposto a Receita Federal, é sempre uma péssima ideia que provavelmente acarretará gastos de valores maiores que os iniciais devido aos juros e multas. Então, sempre declare tudo adequadamente, ok? Para que não vire uma “bola de neve” posteriormente e que não seja responsabilizado (a) criminalmente.

O que você achou desse artigo? Acompanhe e deixe seu comentário! Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

Quer saber mais sobre algum tema do Direito Penal? Deixe também sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873.

Deixe um comentário


Hey!

Hey there, fellow Robloxian! Whether you’re here to discover hidden gem games, level up your building skills, or just stay in the loop with the latest events, you’re in the right place. This blog is all about sharing the coolest things in the Roblox universe—from developer tips to epic game reviews. So grab your Bloxy Cola, hit that follow button, and let’s explore the world of Roblox together! 🚀


Join the Club

Stay updated with our latest tips and other news by joining our newsletter.


Categorias